sábado, 22 de outubro de 2011

Lista de livros (Colégio Dona Branca) parte 3

ZERO
Autor: Ignácio Loyola Brandão


         José e Rosa se amam entre tapas e beijos. Na lua-de-mel, quebram recordes sexuais. Átila, um homem sempre apaixonado pelas modelos dos comerciais. São Paulo, uma feira de aberrações e anormalidades. Agonia e monotonia da vida em um conjunto habitacional. Na sociedade, mentiras, corrupção, fraudes. O governo gerando violência, tortura, esquadrões da morte. O menino que tinha música na barriga. A mediocridade dos programas de auditório na televisão. Este livro trata-se de um romance duro, sarcástico, irônico e rude.




JULIANO PAVOLLINI
Autor: Cristovão Tezza

          Juliano Pavollini tem trajetória curta, mas intensa. Num roteiro que se transforma em tragédia, apaixona-se perdidamente por uma Doroti, saída de algum filme, que Juliano deseja como a redenção de sua vida. O protagonista deste romance é tanto o adolescente esmagado pela insegurança,
pelo erro e pela culpa de tudo que ele vive, quanto o homem maduro, na cela da prisão, confessando a uma psicóloga a sua história sempre dupla. A sua confissão é também um modo de refazer o passado e de dar um sentido ao futuro - da imagem que ele fizer de si mesmo dependerá, talvez, a sua liberdade.




O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO
Autor: J.D. Salinger
       

        O livro, narrado em primeira pessoa, conta alguns dias na vida de Holden Caufield um adolescente de 16 anos que após ser expulso da sua terceira escola bem às vésperas do natal, nos Estados Unidos do pós-guerra. Então, resolve voltar mais cedo para casa, sozinho, sem avisar aos pais e a ninguém. Caulfield vai revelando, aos poucos, algo sobre o seu passado, sua família e seus conhecidos, ao mesmo tempo em que vagueia por Nova Iorque pulando de uma encrenca para outra.



COBERTOR DE ESTRELAS
Autor: Ricardo Lísias


          Ele transforma pedras e gravetos em brinquedos, lagos de praças públicas em piscinas, tem medo do bicho-papão quando dorme sozinho e está apaixonado por uma menina que não lhe dá a menor bola. Seu grande sonho é aprender a ler e a escrever. Com isso, acredita, será muito importante e poderá ter um bom emprego e uma casa bem bonita. O destino, no entanto, não lhe deixou muitas alternativas-nascido numa família miserável, ele acaba nas ruas vendendo balas para sobreviver. Mas nem por isso desiste de seu sonho.



O CHEIRO DO RALO
Autor: Lourenço Mutarelli


       Neste livro, o protagonista, proprietário de uma loja de quinquilharias, transforma o comércio em um sistema sádico para afligir seus clientes, tão desesperados quanto ele próprio. Obcecado pelo cheiro do ralo que vem dos fundos da loja e pela bunda da garçonete do bar onde almoça todos os dias, o narrador (um sósia do 'moço que faz o comercial do Bombril') naufraga aos poucos em seus delírios. Entre a bunda e o ralo, não lhe resta saída que não seja ir para o buraco.




MISTO QUENTE
Autor: Charles Bukowski


           O que pode ser pior do que crescer nos Estados Unidos da recessão pós-1929? Ser pobre, de origem alemã, ter muitas espinhas, um pai autoritário beirando a psicopatia, uma mãe passiva e ignorante, nenhuma namorada e, pela frente, apenas a perspectiva de servir de mão de obra barata em um mundo cada vez menos propício às pessoas sensíveis e problemáticas. Esta é a história de Henry Chinaski, o protagonista deste romance de Charles Bukowski.




POR ONDE VOCÊ ANDOU, ROBERT?
Autor: Hans Magnus Enzensberger

        Robert às vezes precisa esfregar os olhos, porque vê pequenas manchas. O médico diz que não é nada, mas a mãe acha que é culpa da TV ou do computador. Robert não liga. Na verdade, até gosta, porque as tais manchas vão se tornando cada vez mais interessantes. E inesperadas - um dia ele está vendo TV, esfrega os olhos, a imagem da TV desaparece e ele se vê transportado para dentro da cena do filme. Uma rebelião popular, soldados por toda parte. Robert foge para dentro de uma farmácia, onde conhece Olga. Em seguida, descobre que está numa cidade soviética, no ano de 1956. Assim começa a aventura.



CORDA BAMBA
Autor: Lygia Bojunga Nunes


         'Corda bamba' é um sopro de coragem que leva o leitor ao encontro de forças adormecidas. Trabalhando na linha psicológica, enfoca a morte e seus estigmas. Conduz o aprendizado de viver com a perda. Ilumina a obscuridade ao levantar questões que passam despercebidas no cotidiano. Cria diálogos entre o inconsciente e a realidade, e nos leva à compreensão de que podemos caminhar sozinhos e sermos bem sucedidos, mesmo que andemos na corda bamba.





DUAS IGUAIS
Autor: Cintia Moscovich


         Esse é um romance que tematiza o amor homossexual sem recorrer a engajamentos ou a um manual de bons modos. Assim como o amor, o romance entre Clara e Ana é natural, espontâneo. Mas vai além. Situando o caso no contexto de uma comunidade judaica, Cíntia Moscovich revela um choque cultural,
além do emocional. Enquanto Ana auto-exila-se em Paris, Clara penetra, pouco a pouco, nos umbrais do mundo adulto, complexo e sutil.





ENQUANTO AGONIZO
Autor: William Faulkner


          Neste romance, o autor distancia-se da aristocracia sulista americana para falar de gente comum e humilde, como a família Bundren, que se reúne para cumprir o último desejo da matriarca - ser enterrada em Jefferson, ao lado de seus parentes. O marido e os cinco filhos partem com o caixão determinados a cumprir seu objetivo, sem saber como essa viagem mudaria suas vidas.






CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA
Autor: Gabriel Garcia Marquez

          Neste livro, no sonho que Santiago Nasar acaba de ter, Plácida Linero - sua mãe, especialista em interpretar sonhos alheios - não pressentiu nada macabro. No entanto, de madrugada, Santiago vai ao encontro de uma morte certa. Passou uma noite de vinho e mulheres, rindo e compartilhando da devassidão com aqueles que serão seus carrascos. Assistiu às bodas de Angela Vicario, a noiva devolvida por não ter se mantido virgem até o casamento, e que mencionou o nome de Santiago quando quiseram saber, dela, a verdade.





PERGUNTE AO PÓ
Autor: John Fante


        Neste clássico da cultura 'beat', Arturo Bandini é um escritor de 20 anos que passa o tempo faminto por sucesso, vida e comida em um hotel barato de Los Angeles. Cheio de entusiasmo juvenil por ter uma história publicada, sofre o duro golpe da realidade na pobreza. Ele encontra, então, uma garçonete local, Camilla Lopez, e entra em uma relação de amor e ódio com ela que, aos poucos, o faz descer aos domínios da loucura.

2 comentários:

  1. Professor , escaneia O Cheiro do Ralo pra mim e manda no meu e-mail , viniischeibel@hotmail.com

    Valeu

    ResponderExcluir
  2. ok. Vou fazer isso. Eu só vi agora seu comentário. Quarta-feira já te mando.

    ResponderExcluir