A METARMOFOSE
Autor: Franz Kafka
O texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana.
OS MENINOS DA RUA PAULO
Autor: Ferenc Molnár
Os garotos da Sociedade do Betume tinham duas importantes tarefas - manter o betume (símbolo da sociedade) sempre molhado, por meio da mastigação, e defender o grund, quartel general onde jogavam péla. Eis que os camisas-vermelhas, desterrados e, consequentemente, impedidos de jogar péla, declaram guerra à Sociedade e decidem tomar-lhe o grund. Do líder Boka ao soldado raso Nemcsek, a Sociedade do Betume se organiza para a grande batalha de Budapeste do começo do século. O que era brincadeira de criança transformou-se num belo retrato da infância.
A HORA DA ESTRELA
Autor: Clarice Lispector
Rodrigo S.M., narrador de a Hora da estrela, conta a história de Macabéa, personagem protagonista, vinda de Alagoas para o Rio de Janeiro, onde vivia com mais quatro colegas de quarto, além de trabalhar como datilógrafa (péssima, por sinal). Macabéa é uma mulher comum, para quem ninguém olharia, ou melhor, a quem qualquer um desprezaria: corpo franzino, doente, feia, maus hábitos de higiene.
O PÚCARO BÚLGARO
Autor: Campos de Carvalho
No verão de 1958, enquanto visitava tranquilamente o Museu Histórico e Geográfico de Filadélfia, um cidadão chamado Hilário avistou um púcaro búlgaro. Espantadíssimo, embarcou, ao lado de Pernacchio, Radamés, Expedito e Ivo Que Viu a Uva, numa jornada à Bulgária, a fim de comprovar a (in)existência desse país. Do que se passou e sobretudo do que não se passou nessa expedição já famosa é o relato que se vai ler em seguida, explica o narrador, o mais pormenorizado e o mais honesto possível, embora tenha sido reduzido ao mínimo para que pudesse caber num só volume, o que afinal se conseguiu.
MEU PÉ DE LARANJA LIMA
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Nesta obra, a pobreza, a solidão e o desajuste social são vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver.
MAX E OS FELINOS
Autor: Moacyr Scliar
O alemão Max, um garoto sensível, cresceu sob a severidade de seu pai que sempre lhe incutiu medos e inseguranças. Envolve-se, mais tarde com Frida, esposa de um militar Nazista, o que faz que tenha que abandonar o país. Em meio a viagem de barco, é obrigado, graças a um naufrágio, a dividir o pequeno espaço de um barco com um imenso Jaguar, um felino que sempre lhe aterrorizou.
O ESTRANGEIRO
Autor: Albert Camus
Obra mais conhecida de Camus, O estrangeiro conta a história de um homem que parece ser levado pela vida sem compreender exatamente o que acontece, os fatos vão ocorrendo ao acaso e Mersault é um espectador da própria vida, no entanto, ele sofre as consequências de seus atos e do mundo que o cerca. Em consequência de situações absurdas, ela acaba matando um árabe.
ZAZIE NO METRÔ
Autor: Raymond Queneau
'Zazie no metrô' é um romance que narra as andanças da desbocada Zazie por Paris. Vinda do interior, Zazie chega à capital para passar alguns dias, sob os cuidados do tio Gabriel, com duas obsessões na cabeça - andar de metrô e usar uma calça jeans pela primeira vez. Mas uma greve dos transportes coletivos impede a menina de fazer seu passeio subterrâneo e, para ganhar a sonhada calça jeans, ela se vê às voltas com um sujeito que não sabemos se é um tarado ou um policial.
O JOVEM TÖRLESS
Autor: Robert Musil
No início do século passado, na Áustria, o jovem estudante Törless, tímido e inteligente observa o comportamento sádico de seus amigos da escola, e não toma nenhuma providência, quando estes escolhem como vítima uma colega da sala de aula, até que a tortura vai longe demais.
AS AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN
Autor: Mark Twain
Para se livrar do pai bêbado e violento, Huckleberry Finn, amigo de Tom Sawyer, se refugia em uma pequena ilha do rio Mississippi, onde se alia com Jim, um escravo fugido. Em busca de liberdade, a inusitada dupla se lança numa viagem pelo leito do rio, às margens da sociedade pré-Guerra Civil.
O VISCONDE PARTIDO AO MEIO
Autor: Italo Calvino
Esta obra apresenta a história de Medardo di Terralba, o voluntarioso visconde que, na defesa da cristandade contra os turcos, leva um tiro de canhão no peito, mas sobrevive, ficando absurdamente partido ao meio. A metade direita atormentada pela maldade, e a esquerda, pela bondade.
PADDY CLARKE HA HA HA
Autor: Roddy Doyle
Esse livro é uma memorável história de meninos. Uma viagem ao final da década de sessenta que deixará qualquer leitor nostálgico de uma época em que era possível (e necessário) para todo menino de 10 anos torcer por árabes ou israelenses, se perguntar por que os ianques implicavam tanto com os "gorilas" do
Vietnã, encenar jogos de guerra ou de índios em quintais de escola ou em canteiros símbolos do crescimento urbano ladrão de campos de aventura, inventar Grande Prêmios através de jardins, garagens e cercas vivas, roubar revistas de futebol (alguns milhões de anos no purgatório) em lojinhas de velhas detestadas.
CONTINUA...












Nenhum comentário:
Postar um comentário