Estou disponibilizando aqui no blog a lista dos livros. Lembrando que cada aluno deve escolher pelo menos um livro da lista para entregar a resenha crítica. Para a oitava série será um fichamento.
Vou dividir em partes a lista. Comecemos pela primeira parte:
O SENHOR DAS MOSCAS
Autor: William Golding
Um grupo de jovens é retirado de uma cidade atingida por um bombardeio atômico. Eles passam a viver numa ilha deserta do Pacífico e lá reconstituem os valores da sociedade em que viveram. Este romance é considerado a obra-prima do prêmio Nobel de 1983.
__________________________________________________________________________________
CIRANDA DE PEDRA
Autora: Lígia Fagundes Telles
Quando um casal de classe média se separa, a caçula, Virgínia, é a única das três filhas que vai morar com a mãe. É do ponto de vista dessa menina deslocada e solitária que se narram os dramas ocultos sob a superfície polida da família.
_________________________________________________________________________________
LARANJA MÊCANICA
Autor: Anthony Burgess
Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma resposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto.
________________________________________________________________________
PLATERO E EU
Autor: Juan Ramon Jimenez
Esta obra trata-se de uma narrativa em prosa poética, na primeira pessoa, que acompanha de uma primavera a outra as andanças do poeta por Moguer, sua aldeia natal, na companhia do burrinho Platero, seu companheiro inseparável. São cento e trinta e oito capítulos, em que as recordações da antiga Moguer de sua infância se mesclam à nova realidade percebida pelo adulto.
__________________________________________________________________________________
O LOBO DA ESTEPE
Autor: Hermann Hesse
Harry Haller acredita que sua integridade depende da vida solitária que leva em meio às palavras de Goethe e as partituras de Mozart - um intelectual de 50 anos tentando equilibrar-se à beira do abismo dos problemas sociais e individuais, ante os quais a sua personalidade se torna cada vez mais ambivalente e, por fim, estilhaçada. Este livro foi escrito quando Hesse tinha 50 anos, como seu personagem, e estava influenciado pela psicanálise.
__________________________________________________________________________________
O GRANDE GATSBY
Autor: F. Scott Fitzgerald
Jay Gatsby, o protagonista deste romance, é um generoso e misterioso anfitrião que abre a sua luxuosa mansão às festas mais extravagantes. Quem narra a história, no entanto, é o aristocrata falido Nick Carraway, que vai para Nova York trabalhar como corretor de títulos. Lá, passa a conviver com a prima, Daisy, por quem Gatsby é apaixonado, o marido dela, Tom Buchanan, e outros integrantes da aristocracia tradicional. Ao longo da narrativa, o romantismo obsessivo de Gatsby com relação a Daisy se contrapõe ao materialismo do sonho americano.
__________________________________________________________________________________
LOLITA
Autor: Vladimir Nabokov
Lolita é um dos mais importantes romances do século XX. Polêmico, irônico, tocante, narra o amor obsessivo de Humbert Humbert, um cínico intelectual de meia-idade, por Dolores Haze, Lolita, 12 anos, uma ninfeta que inflama suas loucuras e seus desejos mais agudos. Através da voz de Humbert, o leitor nunca sabe ao certo quem é a caça, quem é o caçador.
__________________________________________________________________________________
JARDIM DE CIMENTO
Autor: Ian McEwan
Após a morte dos pais, quatro crianças encerram-se no minúsculo mundo do lar, entregando-se a todo tipo de sensações e descobertas bizarras. Com o tempo, passam a mimetizar os papéis dos adultos ausentes, criando uma nova estrutura familiar que desaba quando a irmã mais velha leva um estranho ao
núcleo fraterno.
__________________________________________________________________________________
ROMANCE COM COCAÍNA
Autor: Mikhail Agueiev
"Romance com cocaína - Memórias de um doente" é ambientado nos anos 20. Ele enfatiza a dualidade que há no personagem principal (Vadim Maslennnikov) e no seu uso da cocaína - primeiro vem a euforia e, logo depois, a depressão. A linha tênue entre esses sentimentos contraditórios dá ao romance a sensação de tensão, corda que pode se romper a qualquer instante.
TO BE CONTINUED...









Nenhum comentário:
Postar um comentário